Para aqueles que me seguem no Instagram ou no canal do Youtube, é provável que já tenham visto alguns posts nos stories sobre minha rotina noturna onde escrevo em meu diário de gratidão.
É algo que adoro fazer e sempre me ajuda a dormir de bom humor (mantendo minha vibração alta e as energias positivas).
Alguns seguidores me perguntaram sobre a melhor maneira de criar seu diário de gratidão, então decidi compartilhar algumas dicas sobre como você pode começar essa prática e por que deve ter um diário de gratidão.
O que é um diário de gratidão?
A prática de manter um diário de gratidão também pode ser conhecida como o hábito de escrever regularmente, colocando ênfase na reflexão sobre as coisas da vida pelas quais somos gratos.
Você está, em essência, re-treinando seu cérebro para se concentrar mais nos aspectos positivos de sua vida, e para criar resistência contra qualquer coisa negativa que possa atravessar seu caminho.
Isso essencialmente ajuda a aumentar a sua frequência vibracional para atrair mais coisas boas para sua vida – que definitivamente é o que todos queremos, certo?
Quais são os benefícios de manter um diário de gratidão?
Existem milhares de relatos e estudos comprovando que expressar a gratidão é uma técnica extremamente útil tanto para a mente quanto para o corpo.
É extremamente benéfico dedicar alguns minutos diários para anotar as coisas pelas quais você é grato – até mesmo naquele dias mais sombrios.
Na verdade, existem várias vantagens nessa prática – e você poderá conferi-las a seguir:
- Reduz os níveis de tensão e ansiedade. Se você for capaz de expressar seus sentimentos em palavras, poderá evitar que eles se acumulem e tenham um impacto prejudicial em sua vida.
- Diminui o estresse e a ansiedade. Escrever em um diário pode servir como uma válvula de escape para seus impulsos criativos, além de ajudá-lo a relaxar ativamente e liberar qualquer tensão acumulada.
- Auxilia no desenvolvimento de uma maior compreensão da própria identidade. Você pode começar a entender melhor o que lhe motiva, concentrando seus pensamentos e anotando suas observações.
- Oferece cuidado consigo mesmo. A vida pode ser difícil às vezes, e em alguns momentos até somos nossos piores críticos. Mas quando praticamos a gratidão, nos concentramos nas coisas que amamos em nós mesmos, em nossa vida e em nosso ambiente. Isso gera mais alegria e paz de espírito.
- Coloca em foco e traz clareza para o que é realmente importante na vida. Podemos compreender melhor o que valorizamos e desenvolver uma base para ações futuras, envolvendo-nos em alguma introspecção.
Depois de começar sua jornada de escrever sobre o que você é grato todos os dias, garanto que você sentirá uma diferença imediata em sua vida de maneira bem positiva!
Como iniciar um diário de gratidão: processo passo a passo
1. Escolha um diário
Selecionar um caderno ou bloco de notas será o primeiro (e definitivamente o mais fácil) passo em sua nova rotina de diário de gratidão. Há várias coisas a serem lembradas ao selecionar um diário de gratidão.
Para acompanhar seus pensamentos, você usa um dispositivo digital ou um livro físico? Você planeja levá-lo aonde quer que vá ou deixá-lo em casa? Qual você prefere, páginas pautadas ou não pautadas?
Todas essas considerações o ajudarão a determinar o melhor método para suas necessidades.
Pense se deseja usá-lo apenas como um diário de gratidão ou se deseja incorporá-lo também ao seu planejamento diário.
Se você está tendo problemas para começar, um novo caderno pode ser o ideal para despertar sua criatividade e motivação.
Pessoalmente, tenho um diário especial apenas para escrever sobre o que sou grata e o mantenho na cabeceira da cama para vê-lo todas as noites antes de deitar.
2. Concentre-se nos benefícios de sua rotina com o diário de gratidão
Se você souber os benefícios que obterá em sua nova rotina, terá mais chances de mantê-la.
Por exemplo, você sabe que deve escovar os dentes para evitar cáries e, embora isso não seja exatamente divertido, você faz mesmo assim.
Escrever em um caderno de gratidão tem o mesmo objetivo (embora seja muito mais divertido do que escovar os dentes).
Manter um caderno de gratidão pode ajudá-lo a se sentir mais em paz, obter insights e diminuir o estresse.
Você crescerá pessoal e intelectualmente, adquirindo um novo ponto de vista que o ajudará a ver dons ocultos.
Com esforço consistente, você aprenderá a direcionar suas energias para as atividades que trazem o melhor de si.
3. Escolha um horário específico para escrever todos os dias
A princípio, reservar um tempo para escrever em seu diário de gratidão pode parecer impossível porque parece mais uma tarefa em sua lista aparentemente interminável de coisas a fazer.
No entanto, se você adquirir o hábito de executá-lo, com o tempo descobrirá que isso se tornará algo natural em sua vida.
Manter um diário de gratidão gerará mais sucesso em sua vida ao se tornar uma prática rotineira. Associá-lo a algo que você já faz regularmente pode ajudar, como tomar café pela manhã ou ler antes de dormir (eu pessoalmente gosto logo antes de dormir).
Ao fazer isso, você terá um período de tempo definido durante o qual poderá se concentrar na escrita.
Se você puder se comprometer a escrever todos os dias, ótimo, mas se puder apenas uma vez por semana, tudo bem também. Quanto mais você fizer isso, mais fácil será encaixá-lo em sua rotina.
4. Use dicas para escrever o diário de gratidão
Se esta é a primeira vez que você cria um diário de gratidão, a página em branco pode parecer intimidante. Portanto, siga as dicas a seguir e utilize essas simples ideias para começar seu diário de gratidão:
- Descreva uma ocasião em que um ente querido fez algo que lhe deixou verdadeiramente agradecido.
- Quais são as três coisas divertidas que seus filhos fizeram hoje?
- Além de simplesmente expressar “obrigado”, quais são as outras três maneiras de expressar gratidão?
- De que forma você é especial e por que você acha que é esse o caso?
- Olhe para fora e pense no que você é grato (um dia de sol, o cantar dos pássaros, uma flor vibrante…)
- Quais são os três itens que você manteria se tivesse que desistir de todo o resto?
- Selecione uma imagem aleatoriamente e reflita sobre os aspectos positivos dessa experiência.
- Descreva um próximo evento com o qual você está animado.
- Lembre-se da última vez que você riu tanto que doeu a barriga, e então, coloque seus sentimentos sobre essa experiência no papel.
- Descreva três eventos felizes recentes que aconteceram em sua realidade.
- Reserve algum tempo para refletir sobre o significado de uma pessoa que desempenhou um papel importante em sua vida.
- Pense em uma ocasião em que você foi capaz de ajudar um amigo, um familiar ou vizinho necessitado.
- Pense em três pessoas que o apoiaram quando você estava para baixo. Seja grato pela vida delas!
5. Não há regras, encontre o que funciona para você
A ausência de diretrizes é um dos aspectos mais libertadores de manter um diário de gratidão.
Como ninguém mais verá (a menos que você decida compartilhá-lo), você pode fazer o que quiser e o que lhe der alegria. Gosta de rabiscar? Então faça seus desenhos ao entorno!
Você é uma pessoa visual e absorve melhor dessa forma?
Então encontre um caderno sem linhas para que você possa desenhar ilustrações para acompanhar sua escrita.
Crie uma combinação de diário de gratidão/álbum de recortes (mapa dos sonhos) praticando suas habilidades fotográficas colando impressões nas páginas.
À medida que sua confiança aumenta, você pode querer incluir sua família.
Insira essa prática no âmbito familiar. Compartilhe com eles suas razões para agradecer naquele instante, e fomente-os a fazer o mesmo.
Fale sobre o que você é grato como família antes de dormir ou durante o jantar. É uma ótima maneira de passar o tempo com a família, um ótimo meio de elevar a vibração e ajudar a todos a se sentirem bem.
Meu marido e eu sempre perguntamos um ao outro “quais são as três coisas pelas quais você é grato hoje?” em algum momento do dia, e é uma de nossas rotinas favoritas juntos.
Agora que você conhece os fundamentos, pode iniciar seu diário de gratidão com confiança. Se você está apenas iniciando essa prática, lembre-se de que leva tempo para formar um novo hábito, portanto, persista.
As vantagens são inúmeras; experimente e veja os milagres acontecerem um a um!
Se você gostou desse artigo, então me conte nos comentários logo abaixo se você mantém um diário de gratidão ou se planeja fazê-lo. Adoraria saber como isso está ajudando a sua vida!