Ansiedade Generalizada: Como Controlar?

Facebook
Twitter
WhatsApp

Ansiedade: O que é?

Se você é alguém que sofre de ansiedade generalizada e depressão, desconta os seus sentimentos na comida e tem dificuldade de se exercitar, então esse texto vai lhe ajudar muito para melhor entendimento, análise e dicas para auxiliar na ansiedade social.

O significado de ansiedade está diretamente ligado aos termos “impaciência, inquietude, perturbação, sofrimento, tormento, aflição, agonia, angústia”.

Ela pode ser explicada através  da sensação de mal-estar físico e mental, causado por um grande desejo incontrolável e impaciente.

Essa desordem mental é caracterizada pela preocupação extrema, acima do normal, e pelo medo incontrolável.

Os sentimentos gerados afetam de maneira negativa as atividades comuns do dia a dia.

Ataques de pânico, transtornos obsessivos compulsivos e stress pós traumático estão diretamente conectados.

Ansiedade generalizada é doença; ansiedade causa enjoo, náuseas, palpitações, insônia e tremedeira.

Esse estado também engorda. Tira o senso de controle, e gera um sentimento de desespero. Ansiedade não é frescura.

Tratamentos para Ansiedade Generalizada

Existem tratamentos para reverter e curar essa situação.

Eles podem ser feitos através de:

– Acompanhamento psicológico (com um(a) psicólogo(a), que trata desordens mentais através de análises e conversas)

– E em alguns casos acompanhamento psiquiátrico (com um(a) psiquiatra, que trata desordens mentais através de medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos).

Além disso, existem duas coisas que você já pode começar agora mesmo, e que só dependem da sua decisão: autoconhecimento e autocuidado.

Comece pela raiz, perguntando a si, e sendo honesto consigo: qual é o real problema?

Dinheiro, relacionamento, trabalho, família, ambiente, algo do passado, ou outro motivo.

Busque a razão que criou esse sentimento, pois ao menos que você não tenha a habilidade em identificar, você não terá a oportunidade em mudar.

Ansiedade Generalizada e Compulsão Alimentar

Quando conectamos ansiedade generalizada e alimentação, enxergamos um looping infinito, onde o indivíduo se sente triste, ansioso, e desconta tudo na comida para mascarar os sentimentos; e logo em seguida bate o arrependimento.

Se sentindo arrependido, ele vai lá e come tudo outra vez. Você já se sentiu assim?

E se essa situação acontece em sua vida, chegou o momento de quebrar esse ciclo.

O primeiro passo é perguntando para si: “Eu posso resolver esse problema tomando alguma atitude?”.

Por exemplo, às vezes você precisa se distanciar de pessoas que estejam trazendo uma energia pesada e negativa para sua vida, fazendo com que você se sinta triste, para baixo.

Às vezes você está vivendo um relacionamento onde já não existe mais respeito e amor, e por isso precise criar forças para terminar.

Ou até mesmo já não consiga mais se sentir completo na situação e circunstâncias em que vive…

E talvez tenha chegado a hora de arriscar e mudar de cidade, estado, país, carreira, profissão, e passar a se dedicar ao que realmente te faz feliz.

Mas se você está em uma situação onde existe dificuldade ou até mesmo a impossibilidade de ser modificada no momento presente, em curto, médio ou longo prazo, você precisa encontrar uma maneira de canalizar a energia da ansiedade para não se autodestruir.

Minha Experiência com Ansiedade Generalizada

Quando eu mudei para os Estados Unidos em 2018, foi um momento muito engrandecedor, porém foi muito difícil.

Me adaptar a uma nova realidade em uma outra língua, com cultura alimentar diferente, hábitos sócio culturais distintos, morando dentro do meu trabalho, recomeçando a vida sozinha, longe de amigos e familiares, e falando um inglês que não era dos melhores, me gerou um mix de sentimentos.

Eu tive medo, arrependimento, tristeza, desespero, ansiedade.

A minha adaptação fez com que eu engordasse 10 quilos em apenas três meses.

E ali eu havia criado um outro problema: eu não conseguia mais identificar quem eu era; a pessoa no espelho não refletia na memória de quem eu deixei no Brasil.

Talvez você tenha problemas semelhantes ou diferentes, mas a ansiedade ainda está lá. Em certo ponto da vida todo mundo já passou, está passando ou vai passar por isso.

Tomando uma Decisão para Curar a Ansiedade Generalizada

Mas agora sabendo as causas, você tem o poder em decidir: isso vai me destruir ou me fortalecer para a próxima etapa da minha vida?

A maior atitude que você pode tomar é substituir os hábitos que estão te fazendo cair por hábitos que te farão crescer.

O primeiro passo é incluir na sua rotina práticas construtivas e que tenham o poder de gerar o sentimento da felicidade, pois isso vai quebrar o padrão negativo e criar um novo ciclo positivo.

Identifique os hábitos que estão afetando de maneira destrutiva a sua rotina.

– Se você costuma ingerir álcool, reduza a quantidade. Ou se preferir, retire da sua vida.

– Comidas com alta concentração de açúcar, frituras e alimentos altamente processados inflamam seu organismo, e afetam diretamente a química cerebral. Opte por uma dieta saudável e equilibrada, sempre priorizando alimentos minimamente processados.

– Se você fuma, pare agora mesmo. Tenho certeza que você já sabe de todos os malefícios do cigarro, então eu não preciso ficar citando um a um aqui.

– Esteja em movimento, mexa seu corpo. Descubra uma atividade física a qual lhe dê prazer em fazer. Não se force a fazer uma que você não goste, senão sua mente vai associar o movimento esportivo à sofrimento, e assim você não vai ter alegria em se exercitar. Por exemplo, se você não gosta de musculação, não se force a ir na academia. Existem, diversos esportes e atividades, procure um que lhe traga animação.

– E por último, exercite sua mente. Aprenda a ouvir seu próprio silêncio através da meditação, coloque sons binaurais e músicas quânticas que auxiliem no processo de reprogramação mental. As frequências têm o poder de colocar as ondas cerebrais em sinergia e equilíbrio com as energias do Universo.

Compartilhe sua Experiência

Através dessas dicas para ansiedade, eu espero que você consiga ter clareza da situação, e aprenda a ter o controle outra vez.

Você não está sozinho, e sempre é tempo para se curar e construir uma vida repleta de qualidade.

Pois você é muito maior que seu corpo e sua mente juntos!

Agora, para finalizar, eu te pergunto: o que você ama fazer que pode ser substituído por crises de ansiedade generalizada?

Deixe seu comentário aqui em baixo no artigo que eu vou ficar muito contente em trocar experiências.

E se você tem algum amigo ou familiar que está passando por um momento de dificuldades, compartilhe esse texto sobre ansiedade.

Juntos nós somos muito mais fortes e vamos nos ajudando.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Download Gratuito do Cheque Mágico

Insira suas informações abaixo para receber seu “Cheque de Abundância do Universo” grátis

"Eu mesmo fiz um cheque de dez milhões de dólares por serviços de atuação prestados, e datado para descontar no feriado de Ação de Graças de 1995. Coloquei na carteira e ali ele ficou. E então, pouco antes do Dia de Ação de Graças de 1995, descobri que ganharia dez milhões de dólares pelo filme "Debi & Loide". Coloquei aquele cheque no caixão com meu Pai porque aquele era o nosso sonho, juntos."
Jim Carey
Ator de Hollywood